Dia Internacional da Alfabetização

Postado em: 08 de Setembro de 2018 por Rotary Club de São José dos Campos-Urupema

Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967.

O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país, conforme indicam pesquisas na área. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento.

As causas que o Rotary International visa para maximizar o seu impacto no mundo são chamadas de áreas de enfoque. Por meio de subsídios globais e de outros recursos, a organização ajuda os clubes a concentrar seus esforços humanitários em seis áreas, uma delas, é a Educação Básica e a Alfabetização. O objetivo do Rotary é fortalecer a capacidade das comunidades apoiarem educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade de gêneros na área educacional e aumentar a alfabetização de adultos.

Como os rotarianos fazem acontecer? Nós entramos em ação para capacitar educadores a fim de incentivar o aprendizado em todos os níveis.

• Capacitação de professores;
  • Bolsas de estudos e
  • Treinamento de profissionais que trabalham com populações vulneráveis.
"Quando você ensina uma pessoa a ler, ela carrega esse legado pela vida inteira. Como uma onda, essa habilidade vai se espalhando por toda a comunidade." Mark Wilson, rotariano

O Brasil ainda celebra o Dia Nacional da Alfabetização em 14 de novembro. Esta data foi criada por iniciativa do Ministério da Educação e Ciência (MEC), a partir da lei nº 19.402/1930.