KIT | Outubro Rosa

Postado em: 09 de Outubro de 2018 por Rotary Club de São José dos Campos-Urupema

O presidente Paulo de Tarso e sua esposa Diana contemplaram os presentes na reunião do Rotary Club de São José dos Campos-Urupema, na manhã de hoje, com um KIT - Outubro Rosa. A iniciativa visa corroborar com a Campanha Nacional de Prevenção ao Cancêr de Mama.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil). Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. (Dados do INCA).

O kit graciosamente acondicionado em uma sacolinha reuniu um Bloco de Anotações cor de rosa; um Lápis personalizado; o Pin do Lacinho, característico da campanha e uma Echarpe maravilhosa.

A palavra chave é PREVENÇÃO.  Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

• Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar