Visita Oficial do GD 2018-19 Luiz Rubin

Postado em: 10 de Outubro de 2018 por Rotary Club de Paraíba do Sul

A cidade de Paraíba do Sul recebe o ilustre Governador do Distrito 4.600 do Rotary International, o advogado Luiz Roberto Rubin e a Coordenadora Distrital 2018-19 das ASR, Liz Rubin ( sua esposa) em visita ao Rotary Club de Paraíba do Sul.

Outrora, a antiga província fluminense era visitata por várias personalidades da época no Segundo Reinado onde foi o berço da aristocracia rural. "Nossa cidade era então perfeita estação de repouso, principalmente em suas ricas e, para o tempo, confortáveis fazendas.(...)Foram visitantes frequentes Fagundes Varela, poeta que colaborou fartamente na imprensa local; Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa, que certa vez realizou conferência sobre aspectos da guerra do Paraguai em casa de dr. Leandro Bezerra Monteiro; o botânico francês Auguste François Marie Glaziou; o lente Politécnica, conselheiro José Saldanha da Gama, que aqui fez ótima amizades. Entre outras figuras a do senador do Império Cândido Mendes de Almeida que instalou sua banca de advogado e uma tipográfia. Guimarães Passos, Luís Murat e Olavo Bilac vinham também com frequência a Paraíba do Sul".

A cidade com cerca de 580,80 km2 e população de 41.088 habitantes (2010)  ainda conta com expressiva arquitetura religiosa com algumas igrejas e capelas que são envolvidas de rico valor histórico e arquitetônico: Santuário Bom Jesus de Matosinho, Igreja Matriz de Santo Antônio dos Pobres da Encruzilhada, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo, Capela de Nossa Senhora das Graças e a Igreja Matriz de N. S. de Sant'Ana de Sebollas.

Paraíba do Sul é dividida em quatro distritos e 42 bairros. O ponto culminante do município é a Pedra da Tocaia, localizada no distrito de Vila Salutáris, com cerca de 700 m de altura. Devido à altura privilegiada, a pedra era utilizada pelos bandeirantes para fiscalizar os arredores do município – dai o nome Pedra da Tocaia.

Dentre os pontos turísticos destacam-se a Praça Marquês de São João Marcos: mais conhecida como Jardim Velho onde acontece anualmente o Encontro Nacional de Motociclistas.  E também o Museu Tiradentes, conhecido também como Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1972 e encontra-se instalado numa pequena casa no distrito de Inconfidência, Sebollas. O Museu foi criado para expor um resultado de escavação feita no antigo cemitério e capela de Sant'Ana que foram achados ossos atribuídos ao braço e tórax esquerdo de Tiradentes.